Blog

A construção do conhecimento científico em Agroecologia requer um processo continuado de socialização daquilo vem sendo produzido nas últimas décadas. Lembrando Kuhn, é possível afirmar que vivemos um período “revolucionário”. A Agroecologia vem se constituindo no novo paradigma que pretende dar respostas para os problemas socioambientais resultantes do paradigma convencional da “ciência normal”. Esta construção precisa levar a um mínimo acordo acerca das bases epistemológicas, assim como dos enfoques teóricos e metodológicos que serão compartilhados pelos Agroecólogos. Isso só será possível se socializarmos o acúmulo de conhecimentos que vem ocorrendo. É para isso que lançamos o presente blog. Aproveitando as ferramentas das TICs, este blog se propõe a ser um espaço para a disponibilização na “nuvem” de artigos e livros de nossa autoria e em parceria com diferentes colegas, além de livros e artigos de outros autores que julgamos possam interessar a todos que estejam empenhados na proposta agroecológica e comprometidos com este novo paradigma. Também serão postados vídeos, fotos e outros materiais que possam contribuir para os avanços das ações baseadas nos princípios da Agroecologia. Além disso, o blog será um espaço para o debate de opiniões sobre temas relacionados à Agroecologia, à problemática socioambiental, às políticas públicas e outras questões relevantes no campo do desenvolvimento e do desenvolvimento rural.

SEJAM BEM-VINDOS!

3 comentários:

  1. Prazer em conhecer e acessar tão importante blog, querido professor Caporal@

    ResponderExcluir
  2. Prezado Caporal,

    Espero te encontrar bem.

    Não havendo recebido resposta para minhas msgs anteriores, estou preocupado que teu e-mail haja mudado. Me confirma por favor se recebeste o DVD que remeti pela UFFS.

    Aproveito para apresentar o colega Dr. Martinho Machado Junior (Físico, Dr. em Engª Química, Prof. de Matemática e Estatística aqui na UFFS), que é casado com uma Pernambucana e está interessado numa redistribuição para a UFRPE. Ele precisa de ajuda para fazer os contatos na tua Universidade para uma visita nas férias da 2ª quinzena de Julho de 2017.

    Agradeço a atenção e ajuda.

    Abraços,

    Geraldo
    *************************************************************************
    Prof. Geraldo Deffune G. de Oliveira (Eng°-Agr°, Ph.D.)
    Agroecologia Aplicada, Biodinâmica e Biossegurança
    UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
    Campus de Laranjeiras do Sul, Bloco B, Sala 110
    Rodovia BR 158, Km 7, Caixa Postal 106
    85.301-970 - Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil
    Tel.:+55 42 3635-8657; FAX: 3635-0000;
    geraldo.oliveira@uffs.edu.br; www.uffs.edu.br
    *************************************************************************

    ResponderExcluir
  3. Caro Prof. Caporal, sou professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Estou precisando dos seus contatos. Vamos promover um evento sobre agroecologia em Mossoró/RN e gostaríamos de convidá-lo.

    Meus contatos: viniciusclaudino@gmail.com
    84/981512216

    ResponderExcluir